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O estudo da situação do aprendizado dos estudantes por município do Brasil do Movimento Todos pela Educação não é nada animador.  Os dados são referentes à Meta 3, que estabeleceu que 70% ou mais do corpo discente deve ter aprendizado adequado à série até 2022, e definiu metas intermediárias para alcançar esse objetivo.

Nas disciplinas de português e matemática, grande parte dos estudantes não atingiu o nível esperado para a série que cursam.

Nas disciplinas de português e matemática, grande parte dos estudantes não atingiu o nível esperado para a série que cursam.

Sobre a Meta 3
A Meta 3 de aprendizagem trata do percentual de alunos que atingiram pelo menos o nível esperado para a série,nas disciplinas de português e matemática, na Prova Brasil e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Os níveis de proficiência considerados adequados e esperados por disciplina para a respectiva série na escala Prova Brasil e no Seab e adotados pelo Movimento são:

Atraso escolar
Segundo o levantamento, os alunos com idade superior à série em que estão, seja por reprovação por ingresso tardio no sistema, são um dos perfis com maior risco de abandonar a escola. A pesquisa mostra que os alunos dos anos finais do Ensino Fundamental com dois anos ou mais de atraso em relação à série em que estão somam mais de 5 milhões em todo o país, quase 42% do total matriculado nessa etapa. Nas séries iniciais, são 3,7 milhões.

Dados preocupantes com a Matemática do 9º ano 
Na Região Carbonífera, conforme os indicadores e projeções do 9º ano do Ensino Fundamental, apenas dois municípios, Arroio dos Ratos e Minas do Leão, conseguiram atingir a média estabelecida pelo Movimento. O restante ficou muito aquém do desejado, com grande diferença entre as metas e a situação atual de aprendizado.

Com o Português do 5º ano, não é diferente
Os dados referentes ao aprendizado adequado à série não são animadores no que tange à disciplina de Língua Portuguesa do 5º ano do Ensino Fundamental. Mais da metade dos municípios da região, novamente, não atingiu a média desejada. São Jerônimo apresenta maior discrepância, na qual a meta estabelecida em 2009 era de 47% de estudantes tendo aprendizado adequado à série, mas a porcentagem ficou em apenas 34, 5%.

Matemática do 5º ano com dados mais otimistas
Os resultados satisfatórios para a Região são apontados no 5º ano do Ensino Fundamental, na disciplina de Matemática. Todos os municípios conseguiram atingir resultados acima da média.
Grande parte dos alunos não atingiu o nível esperado para a série que cursam nas disciplinas de português e matemática.

Confira o gráfico:

Gráfico

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